Atalaias da Fé

Religiosidade vs Cristãos




Graça e Paz.

Sábado, fui a um culto do Ministério de Jovens e Adolescentes,  dentre as ministrações e louvores e a palavra ministrada algo ficou no meu coração. O ministro falou sobre fardos que carregamos desnecessariamente dentro da nossa vida cristã que atrapalha o nosso relacionamento com Cristo, e um deles é exatamente o fardo da religiosidade.

Mesmo antes de ouvir o ensinamento tenho pensado muito no assunto, nos discursos que geram ódio e opiniões contrariam o cristianismo como movimento de fé e não ele como religião. O cristianismo sofreu (e ainda sofre) muitas perseguições, e foi oficializado como religião pelo Império Romano. Ainda depois disso houve várias transformações na religião, a própria reforma protestante nos mostra esse novo começo de fé Cristã.

O ministro trouxe a reflexão de que a religiosidade é uma doença sem muitos sintomas, difícil de ser identificada, mas não impossível. A religiosidade pode ser identificada quando o cristão começa a ficar mais preocupado com a logística das práticas e menos preocupado com as pessoas.

Considero Paulo um ministro muito importante na Bíblia Sagrada, pois ele nos dá muitos ensinamentos importantes para uma vida e relacionamento com Deus. Ainda assim Paulo não pode e não deve ser considerado como soberano ou absoluto, ainda que ele ensine muita coisa da vida cristã não é nele que deve estar nossa fé. Uma das palavras que Paulo e João nos deixam, é claramente percebida na vida e ministério de Jesus Cristo a respeito do amor:

Paulo fala em Gálatas 5.14 "Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (NTHL)

João fala na sua primeira carta 4.8 "Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." (NTHL)

Amar o próximo significa ter afeto por esse próximo, e se importar com ele. Muita gente se preocupa demais com os cultos, com as reuniões, com o trabalho dentro da igreja e esquece de alcançar outras pessoas através do amor de Deus. "Puro e Imaculado".

Você tem se preocupado mais com as coisas da igreja do que com o próximo? Lembre-se: As pessoas são mais importantes do que os rituais.

Sabe o que eu quis dizer com tudo isso? Que alguns dos cristãos que estão dentro da igreja têm se preocupado tanto com a igreja física e com a religião (evangélica, protestante, católica) e se esquecido de amar o próximo, esquecido de tentar entender a razão dos outros, e com isso têm julgado as pessoas, têm excluído elas através de seus atos ao invés de fazer o contrário. 

Mais amor, por favor!
Comentários Facebook
2 Comentários Blogger

2 Comentários:

  1. Concordo plenamente com tudo que você disse. Deus sempre deixou claro que tudo que ele quer de nós é o amor, tanto para com ele como também para o próximo. É lindo ouvir que quem não conhece ao amor não conhece a Deus. E tudo isso é uma verdade básica, porque do que adianta seguir todos os rituais criados, geralmente dentro de certa igreja e depois que sair de lá não praticar o bem e amor para com os outros? Já diziam que antes um ateu humanista do que um religioso hipócrita, e é verdade, porque antes de tudo, se você for bom para os outros, você é bom para Deus.

    Ótimo texto.
    Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, muito feliz com a visita, e mais feliz ainda por saber que todo esse texto gera reflexão no próximo. Bom saber que ainda existem pessoas que olham o "amar o próximo" como a verdadeira religião.

      Abraço!

      Excluir