Atalaias da Fé

Jacó - Parte 3

"Luiza já voltou do Canadá", "a gente já foi mais inteligente", mas vamos continuar com as histórias da bíblia, que a cada semana traz um aprendizado diferente a cerca da história contada, hoje temos a parte 3 da história de Jacó, (acompanhe desde o começo) hoje você verá Jacó sendo abençoado duas vezes por Isaque e com certeza um aprendizado novo com essa história.

Isaque desconfiou de seu filho, percebeu que a voz era a de Jacó e por isso tocou no varão, que estava peludo, como Esaú, Isaque desconfiou outra vez e Jacó mentiu pela terceira vez e serviu seu pai com o cozido e deu-lhe um beijo a mando de Isaque, que sentira o cheiro de seu filho Esaú, pois Jacó vestia as vestes de Esaú. Jacó abençoou-o dizendo:

- Que Deus lhe dê o orvalho do céu, que os seus campos produzam boas colheitas e fartura de trigo e vinho. Que nações sejam dominadas por você e que você seja respeitado pelos povos. Que você mande nos seus parentes e que os descendentes da sua mãe o tratem com respeito. Malditos sejam os que o amaldiçoarem e abençoados sejam os que o abençoarem. 

Assim que Jacó saiu da presença de seu Pai, Esaú se pôs diante de Isaque, que descobrindo a mentira sentiu um grande tremor pelo corpo (Gn 27.33). Esaú odiou a Jacó e jurou-o de morte, assim que Isaque morresse e passasse os dias de luto, Esaú se vingaria do irmão.

Isaque chama Jacó e atendendo o pedido de Rebeca o instruí, e abençoa-o novamente:


- Não case com nenhuma moça daqui de Canaã (...) Case com uma das filhas do seu tio Labão. Que o Deus Todo-Poderoso o abençoe e lhe dê muitos descendentes para de que você saiam muitas nações. Que Ele abençoe você e seus descendentes, como abençoou Abraão para que sejam donos dessa Terra (...) (Gn 28.24).

Esaú ficou sabendo que seus Pais não se agradavam das moças de Canaã e que Isaque havia abençoado Jacó, para que Jacó fosse se casar com uma moça na Mesopotânia, então Esaú foi a casa de Ismael, filho de Abraão e casou-se com Maalate, filha de Ismael.

Aprendemos:

Jacó foi um mentiroso, enganou seu pai três vezes e adquiriu as bençãos de primogênito, o qual já havia comprado de seu irmão mais velho por um cozido, apesar de Jacó ter sido pretensioso ele ainda obedecia seus pais, não vejo até aqui nenhuma desordem, nenhuma rebeldia contra seus pais, tudo quanto lhe ordenavam Jacó respeitava e seguia as ordens, já Esaú mostrava-se dono do próprio nariz, casou-se com duas moças sem o consentimento de seus pais, causando-lhes muita amargura, e depois em um ato de "desespero" tentou consertar tudo casando-se com uma moça da descendência de Abraão, vejo que Esaú se deu muito mal por ser egoísta e pensar somente em si, e se achar dono do próprio nariz só porque era preferido de seu pai, Esaú não pensou na consequência de seus atos e no futuro ele acabou perdendo os direito de primogênito, as bençãos de filho mais e velho e ainda por cima ganhou o desgosto de seus pais.

Isso nos faz refletir sobre desobediência da voz de Deus, sobre tentar consertar o erro e esquecer-se de humilhar-se e pedir perdão, espero que Deus tenha abençoado a reflexão de vocês! Até semana que vem!
Comentários Facebook
2 Comentários Blogger

2 Comentários:

  1. esaú não casou com maalate pra consertar as coisas não... isso foi mais uma prova de que ele era desobediente, por que, convenhamos, os ismaelitas era meio inimigos da descendencia de abraão... e ainda acredito que jacó não foi um "mentiroso".. assim, no sentido real da palavra! ele reinvindicou o que era dele! esau desprezou a primogenitura e a deu a jacó e jacó foi lá e tomou posse... mas enfim... tô curtindo muito essa tua coluna! parabéns, allan! sejas tu uma benção sempre!

    ResponderExcluir
  2. hahahah Esaú era cabeçudo, mas Ítalo eu não acredito que precisava Jacó mentir para Isaque e se passar pelo irmão, rs se ele fosse reivindicar deveria ter reivindicado mesmo e não inventar histórias e ainda por cima envolver o nome de Deus na conversa dizendo que foi Ele quem o ajudou a caçar.

    ResponderExcluir