Atalaias da Fé

Olhem todos para mim!

Olá, leitores abençoados! Espero que esteja tudo bem com vocês. Hoje quero tratar de um assunto delicado e pouco falado entre nós: autocomiseração. Isso mesmo. Para quem não sabe do que se trata, pode ser definido como ato ou efeito de sentir pena de si próprio ou ainda ter vergonha ou receio de dizer uma deficiencia que porta. Todos nós sabemos que isso existe, mas muitos não sabem sobre essa definição. Estranho, não é? Alguém me mostrou isso há alguns anos e, desde lá, venho tentando não ser portador desse sentimento e aprendendo a me manter distante dele. Quero focar numa característica que alguns "autocomiseradores" insistem em ter: chamar atenção. É, mais uma vez, certamente, todos nós sabemos que isso existe. Todos nós já fizemos ou vimos alguém fazer isso. Supervalorizar uma situação complicada, um problema, uma adversidade, ficar pra baixo e fazer questão que o mundo saiba disso. O propósito dessas pessoas é que todos os que estão ao redor se voltem para ela e fiquem preocupados, perguntando o que houve, se disponibilizando a ajudar. O que há de errado nisso? Não há nada errado em ficar abalado, precisar de ajuda ou pedi-la. O que é errado é se achar o coitadinho. Vamos tentar entender: todos nós - mais uma vez, generalizando - conhecemos alguém que está sempre pra baixo a ponto de pesar o clima no lugar onde ela chega. Está pensando em alguém? Se estiver, então você está entendendo o que estou querendo dizer. Mas, agora, mude o foco. Será que você já se comportou, tem se comportado ou tem planejado se comportar assim em algum momento para atrair atenção ou se livrar de alguma responsabilidade? Quero que você entenda o quanto isso é sério. Pregamos que somos filhos do Deus vivo, amigos do Senhor, servos do Altíssimo, sal da terra e luz do mundo, enfim, tantos outros adjetivos... não pode haver espaço para se achar um nada, um ninguém que precisa de ajuda o tempo todo e precisa ficar triste para que todos vejam. Mostre sua força! Deus lhe deu vigor e inteligência. Use-as para contornar situações adversas! Não estou dizendo que você não deve nunca mais pedir ajuda - isso é impossível -, mas que esse não precisa ser seu primeiro recurso. Se é para pedir ajuda, que seja a de Deus primeiro, até porque não é somente eu ou você que passa por problemas. As pessoas a quem você pede ajuda também passam por problemas e precisam de tanta misericórdia quanto nós. Que Deus nos guie com Sua luz para que possamos desviar dessa pedra quase imperceptível, mas tão perigosa. Lembre que o Senhor lhe ama, que você foi comprado por um alto preço na cruz do Calvário. A maior batalha de todas já foi vencida! O que é a sua diante disso? Não estou diminuindo seus problemas, cada um sabe pelo que passa, mas está na hora de acreditarmos no que dizemos quando declaramos que Deus é o Todo-Poderoso. Ele é sim, e tudo podemos naquele que nos forlatece! Fiquem na paz de Cristo.
Comentários Facebook
7 Comentários Blogger

7 Comentários:

  1. Ótimo texto Heitor! Eu não sabia o nome disso, mas conheço pessoas que são tão assim que chega a me causar nervoso, é só Deus na causa 'rs . Heitor seus textos são muito bem escritos, mas só sinto falta de alguns parágrafos hehe, Paz!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Allan, isso é um caso sério D:
    Fico feliz que tenha gostado! *.*
    oiaioaoiaoiaoiaoiioa' não costumo fazer parágrafos em postagens de blog :P Vou ver se faço isso um dia em homenagem a você \õ

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tenso! haha'
    Gente assim só por Deus!
    Que Ele ajudeee aos que "sabendo ou não", agem dessa forma!! ;)
    Deus abençooee!! ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu já passei por isso. Conheço pessoas que se fazem de coitadas pra chamar atenção e sei lá, às vezes não sei o que fazer em relação a elas a não ser orar. Mas acho que eu tbm em alguma situação já fiz isso, e me arrependo. Na verdade, acho que nós fazemos isso em algum momento de nossa vida, mas como vc falou, temos que saber e entender que isso não vem de Deus, pois Ele nos dá a graça e a capacidade, então não existe motivo pra agir de tal forma. Precisamos estar sempre atentos com a palavra, orando e buscando a Deus. Assim, não teremos motivo pra tristeza. ;)

    ResponderExcluir
  6. Eu conhecia isso ai como autopiedade. Eh a mesma coisa, ne? :s
    Conheço alguém assim, :/ E fico me vigiando pra não me tornar igual...
    Fiquem c Deus, ^^

    ResponderExcluir
  7. autocomiseração?
    amei teu texto heitor!
    nossa, o blog tá ficando pop pra honra e glória de Deus!
    avante, atalaias!

    ResponderExcluir