Atalaias da Fé

Escolhas?



“Então disse o rei [...] que trouxesse alguns dos filhos de Israel, da linhagem real e dos nobres, jovens que não houvesse defeito algum, formosos no parecer e instruídos em toda a sabedoria [...]. O rei lhes determinou a ração de cada dia, a porção do manjar do rei,  do vinho que ele bebia [...] e entre eles se achavam Daniel, Hananias, Misael e Azarias [...] mas Daniel propôs no coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia.
Estes breves versículos do livro de Daniel 1: 3-8 retirados da bíblia sagrada retratam, circunstancialmente, a postura do jovem Daniel diante da nova realidade em que se encontrava. Daniel era do reino de Judá, de linhagem nobre e viu todo o seu reino cair diante do rei Nabucodonosor quando este sitiou Judá e Jerusalém e depôs do trono o rei Jeoiaquim. Tudo isto aconteceu segundo a vontade de Deus. O povo de Judá era rebelde e não seguia a vontade de Deus e mesmo Ele enviando profetas que alertassem Judá e Jerusalém de seu pecado o povo persistia em andar em caminhos errados.
Daniel foi levado cativo para uma terra estranha, a Babilônia. Quando chegou por lá, o rei orientou seus eunucos que separassem entre os da linhagem real de Judá os melhores jovens, os mais formosos, os mais inteligentes e que estes os instruíssem durante três anos para que findos este período pudessem se apresentar diante do rei. O rei ainda ofereceu os seus melhores manjares, as suas melhores bebidas para que os jovens escolhidos de Judá pudessem gozar do melhor do reino babilônico.
Daniel e seus amigos Hananias, Misael e Sadraque foram escolhidos e mudados seus nomes para Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, respectivamente, todavia, Daniel e seus amigos ESCOLHERAM não se contaminar com as iguarias oferecidas pelo rei, nem se misturar com o povo daquela nação e muito menos servir aos seus deuses. Daniel permaneceu fiel a Deus até o fim e teve a sua recompensa. Ele foi nomeado governador na Babilônia devido o rei Nabucodonosor ter achado graça em sua vida.
A história de Daniel nos ensina muitas coisas e dentre elas podemos retirar algo importante e que servirá para a vida de muitos jovens: ESCOLHER FAZER A VONTADE DE DEUS. Assim como Daniel, somos jovens e robustos, audazes, fortes e colocados em várias situações que podem testar o nosso compromisso com Deus. O versículo 8 mostra que Daniel ESCOLHEU não se contaminar com as iguarias do rei. Ele preferiu conservar puro o seu corpo e se alimentou apenas de água e do que a terra pudesse lhe oferecer como verduras e legumes. Daniel assumiu uma postura que muitos poderiam achar loucura, afinal de contas, Daniel era um cativo que teve a chance de comer da comida do rei da Babilônia e desprezou a oferta.
Já pensou você nesta situação? Sendo um cativo em terra estranha, humilhado, de nobre passado a ser servo, e diante dessas circunstâncias ser escolhido para sentar e comer da comida do rei e mesmo assim dispensar? Pois é, Daniel assim o fez e sua postura agradou muito ao coração de Deus. Muitos jovens quando são deparados com esta situação preferem seguir as suas próprias vontades, aos seus desejos. Muitos não conseguem passar pelo teste de fidelidade ao Senhor por acreditarem em suas próprias forças.
A maioria dos jovens prefere acreditar que Deus irá aprovar todas as suas decisões, por que ELE NOS AMA. É verdade, Deus nos ama... e muito! Mas Deus é um Deus de justiça e se nossas atitudes não forem corretas e a postura que tomarmos não for do seu agrado Ele não passará a mão em nossas cabeças. Precisamos ESCOLHER fazer a vontade de Deus e nos conservar puros. Precisamos deixar o nosso orgulho, as nossas vontades e deixar Deus assumir o controle de toda a situação. Assim como o rei da Babilônia fez o diabo também faz. Ele nos oferece os melhores manjares, as melhores bebidas! Em outras palavras, o inimigo coloca em nossas vidas situações que nos podem parecer proveitosas como amigos, festas e até relacionamentos!
Às vezes, sabemos que estamos nos relacionando com a pessoa errada e que o que estamos por fazer não é do agrado de Deus, mas mesmo assim insistimos no erro! QUÃO TOLO SOMOS! Precisamos nos conservar puros e idôneos. O MELHOR DE DEUS HÁ DE VIR. A bíblia, em Números 23: 19 retrata o seguinte:  Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Porventura tendo ele dito não o fará, ou tendo falado não o realizará? O que, costumeiramente, acontece é que muitos jovens não tomam posse dessa palavra e saem mundo a fora cometendo e até mesmo REPETINDO muitas besteiras e erros do passado.
Há um salmo bíblico que alimenta a minha alma. Ele expressa tudo aquilo que posso achar em Deus.  Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e vive tranqüilo. Deleita-te no Senhor, e ele te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará. Esse maravilhoso versículo da bíblia você pode encontrar em Salmos 37: 3-5.
Você que até agora leu este post, tome posse dessa palavra encontrada em Salmos 37. Entrega o teu caminho ao Senhor, fica TRANQUILO, faz o que é certo, DESCANSA n’Ele que a parte que cabe a Ele, com certeza, Ele há de fazer. RELAXA, é simples assim. Nós não precisamos nos afobar e nem agirmos de ímpeto. Deus está no controle de toda a situação. Seja como Daniel e ESCOLHA fazer a vontade de Deus a fim de agradá-lo. O que é melhor: realizar a sua vontade e acabar se frustrando ou fazer a vontade de Deus e acabar sendo recompensado? Reflita nisso! Você é esperto e há de tomar a melhor decisão. Shalom, shalom. 
"Você deve estar se perguntando o por quê da imagem, certo? É apenas para chamar a atenção, muito embora ela seja uma das escolhas dos jovens de hoje! Escolha viver para Deus e que Ele abençoe a sua vida."
Comentários Facebook
2 Comentários Blogger

2 Comentários:

  1. Olá, gostei da visita em meu blog, fiz até algumas correções mesmo. kkkkk... Bom, gostei do seu blog, e principalmente, dessa iniciativa de oferecer uma saída cheia de vida para os jovens. Espero que continuem nessa caminhada mesmo, pois a recompensa de Cristo é maior que a ressaca, recompensa dos exageros. Espero mais visitas no Andando Distraído, viu? rsrs, fica na paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o mundo oferece manjares e a escolha cabe a nós, Deus nos mostra o caminho e escolher a vontade dEle cabe a cada um, e isso se aplica a todas as coisas, os planos são de Deus mas nós é que escolhemos! Ótimo o post!

    ResponderExcluir