Atalaias da Fé

A idade e o Nascimento de Jesus | especial de natal 2011

Tudo começou com uma provocação descontraída do Atalaia James Pimentel no facebook: quantos anos Jesus completaria na noite de hoje? 

Tumblr_luqgpn0lqy1r27e1ho1_500_largeDepois de uns quinze comentários chegamos a uma definição, Jesus completa hoje a meia noite entre 2009 a 2011 anos, já que por uma via de lógica racional a contagem dos anos no calendário cristão começou assim que Jesus nasceu, portanto Jesus não possuía nenhum ano de vida, o calendário pode ter uma margem de erro de 2 ou mais anos, isso porque foi baseado na época em que houve a morte das crianças em Belém, a idade de Jesus não é tão importante quanto seu nascimento, que fora sem dúvida o maior acontecimento na história da humanidade, que mudou todo o nosso relacionamento com o criador, que por sua vez escolhera sentir tudo o que nós sentimos, para que pudesse nos entender ainda mais, e como criatura o ser criador se fez e sentiu todas as nossas dores!

Hoje vamos decorrer um pouco na história da Bíblia sobre o Nascimento de Yeshua, um dos meus nomes preferidos que se dá a Jesus!

Uma das passagens mais bonitas que transcreve a forma humana do criador pode ser encontrada no evangelho de S. João, uma das minhas preferidas.

No princípio era o Verbo, e o verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens(...) Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos os receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus (...) E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade!

Pela história vamos seguir o Livro do médico e evangelista e minucioso Lucas, que transcreve a história em um enredo fascinante:

Deus envia o anjo Gabriel a Nazaré para falar com Maria, noiva de José, da casa de Davi. 

- salve agraciada; o Senhor é contigo, bendita tu entre as mulheres (...) E eis que em teu ventre conceberás e darás á luz a um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus (...) descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, serás chamado Filho de Deus! 

Aconteceu que naquele tempo por ordem do Imperador César Augusto todas as pessoas deviam alistar-se, afim de fazer uma contagem da população, por Isso José de Nazaré levou consigo sua mulher, Maria, que estava grávida, até a Judéia, na cidade de Davi, Belém, pois era José descendente de Davi, foi então José e sua família com a finalidade de alistar-se.

Cumpriu-se os dias da gravidez de Maria, foi quando ela deu á Luz a seu filho primogênito, como a cidade estava lotada de estrangeiros não havia lugar para hospedar José e Maria, portanto Maria deu a luz em uma manjedoura á aquele que é o Rei dos Reis.

E eis que na região apareceu um anjo do Senhor  aos pastores que tomavam conta de seus rebanhos e anunciavam-lhes: 

- Hoje mesmo na cidade de Davi, nasceu o salvador de vocês!

No mesmo instante apareceu junto com o Anjo um exército de anjos que cantavam hinos de louvor a Deus:

♪♫  Glória a Deus nas Alturas, paz na Terra, boa vontade para com os homens ♪♫

Jesusisborntop_largeUm semana depois o menino foi circuncidado, seguindo a lei de moisés, e foi Chamado de Jesus, como o anjo do Senhor havia dito

Espero que tenham gostado do post especial de natal, Que não importe a idade do salvador mas que Yeshua possa renascer todos os dias em nossos corações e que assim como naquele dia possamos sempre louvar a Deus como os anjos o louvaram, Paz a todos, Paz na terra!



Comentários Facebook
8 Comentários Blogger

8 Comentários:

  1. Que post lindo! *.* Muito massa, Allan xD
    Feliz Natal a todos \õõ

    ResponderExcluir
  2. Essa passagem de João é linda, *-*
    Muito legal o post, ^^
    Feliz natal pra vcs, :DD

    ResponderExcluir
  3. Que o neste novo ano o NOSSO coração esteja disposta (o) a servir mais ao nosso grande DEUS!
    Um lindo post! Parabéns!
    Desejo a todos vocês um feliz Natal!

    ResponderExcluir
  4. Oi Allan!
    Muito bacana sua postagem, explica bastante coisa. Porque nós temos muitas dúvidas com relação à vida de Jesus e à idade dele, afinal faz muuuuito tempo e surgem muitas histórias sem comprovação.
    Acho que mais importante do que a idade dele é a maneira como ele nos compreendeu e nos livrou do pecado. Por isso é tão importante que ele viva para sempre no nosso coração, tanto nos momentos difíceis nos dando forças para suportá-los quanto nos momentos bons, nos quais nós quase sempre nos esquecemos de agradecer.

    Muito obrigada por estar sempre presente na minha vida, espero que seu Natal tenha sido de paz.

    Beijocas!

    Ismália .

    ResponderExcluir
  5. Olá, Allan! Obrigada pela sua visita no Memórias de Uma Sonhadora. Concordo com você, a maioria das pessoas anda tão revoltada com o capitalismo e a hipocrisia dos homens que esquece que o Natal é uma época maravilhosa (assim como as outras) de falar do nascimento de Cristo.
    Gostei muito do seu post aqui também! Uma boa "retrospectiva", digamos assim, do que aconteceu há tanto tempo e que até hoje afeta nossas vidas da forma mais linda! :)
    Beijos, feliz natal e feliz ano novo, desde já! :D
    =*

    ResponderExcluir
  6. Você sabia que o nome Yeshua (Jesus) tem origem semita e deriva do verbo "yashar", que significa "salvar"? Yeshua significa "Iahweh salva".

    Iahweh (Jeová), por outro lado, significa "Senhor" e tem origem no verbo "ser"; abrangendo os três tempos - passado, presente e futuro.

    Tendo em vista que Jeová é o Deus que revela a si mesmo ao homem, o uso do seu nome traduzia sua relação com Israel (Jeová-Rafá; Jeová-Jireh; Jeová-Nissi etc.).

    Resumindo: Jesus significa "O SENHOR é Salvação" e traduz uma nova aliança entre Deus e os homens.

    ResponderExcluir