Atalaias da Fé

O lado bom da religião sob a perspectiva de um ateu


Hoje (segunda-feira, 26) quando fui ler algumas coisas legais na internet, encontrei uma entrevista feita pelo blogueiro especial do portal G1, Luciano Trigo. Trata-se de um bate-papo bastante teorizado a respeito do "ateísmo 2.0", nomenclatura proposta pelo filósofo e escritor suíço-inglês Alain de Botton, ateu convicto, mas fan de Bach e apreciador da arquitetura religiosa.

O termo foi utilizado para caracterizar uma nova fase do ateísmo, onde admite-se que a base da ética e das condições primárias para se viver em sociedade têm base nas religiões, ou seja, a falta de fé não elimina necessariamente todos os princípios propostos pela Igreja. Segundo Botton, "Sem Deus existe o risco de desprezarmos a importância da solidariedade e de um comportamento ético".

Além de iniciar esse moderno debate teórico a respeito da religião, Botton completa sua tese extraindo alguns pontos importantes a respeito das artes dentro e fora dos padrões religiosos e do ateísmo puro, que parte da hostilidade para defender suas ideias, para enfim criar sua tese.

Durante a entrevista o escritor fala sobre as questões que o levaram a escrever a obra e chegar a conclusão de que "o Ateísmo 2.0 também rejeita Deus, mas é um movimento mais interessante, por enfatizar que podemos aprender com as religiões, ao invés de simplesmente atacá-las".

A entrevista na íntegra você encontra nesse link - Máquina de Escrever.

OPINIÃO DO AUTOR...

Vocês sabem muito bem que eu, um admirador da boa polêmica, não poderia deixar de postar algo interessante. Após ler a entrevista, cheguei a conclusão de que apesar de algumas pessoas não acreditarem no sobrenatural de Deus, mesmo os que já exercem a fé há vários anos, a Igreja ensina, principalmente, princípios de boa conduta em relação a sociedade, baseadas nos princípios de Deus. Logo entendo de que não basta ir a igreja e participar de debates calorosos sobre a bíblia e suas curiosidades: é necessário aprender e praticar valores sobre amor e solidariedade, que são o significado do verdadeiro cristianismo. Sem mais.

Comentários Facebook
3 Comentários Blogger

3 Comentários:

  1. Está certo James, a igreja é a base de muita coisa, a religião faz parte da socialização do ser-humano e ela é fundamental para a criação de valores ético se principalmente morais de uma sociedade, claro que devemos nos apegar sempre na palavra do Senhor, ela é o único instrumento que nos direciona á vida! ótimo post! Paz!

    ResponderExcluir
  2. religião deveria ser algo que nos unisse a DEus. ela só separa! não a religião!

    ResponderExcluir
  3. Se todos os ateus fossem assim, o mundo teria um pouco mais de paz. Os adeptos a essa linha de ateísmo, pelo menos, demonstram algum respeito. Não que eu concorde com eles. Nem eles comigo. Mas respeito é sempre bom. Belo post, mano ;D

    ResponderExcluir