Atalaias da Fé

Jacó - Parte 2

Paz a todos! Vamos dar continuação a história de Jacó, vimos na primeira parte da história que Esaú trocou seu direito de primogênito por um prato de comida, assim como muitas pessoas trocam seus ministérios pelos pratos dos prazeres deste mundo, pensando em "curtir" a juventude e "aproveitar" a vida, acabando trocando a herança que o Pai nos prometeu por prazeres passageiros. A história de Jacó é uma das mais lembradas pelos cristãos já que envolve superação e monstra-nos a justiça de Deus sobre nossas vidas, talvez o post não seja tão visto ou tão comentado como os assuntos atuais, como por exemplo o BBB, mas pode ter certeza que Deus fala pra quem quer escutá-lo, então acompanhe essa segunda parte da história e leia o que Deus reservou pra ti hoje!

Isaque já estava velho e cego, então chamou seu filho Esaú, o qual era seu filho predileto e lhe disse:
- Esaú saia para caçar, faça um guizado (ensopado) do jeito que eu gosto, e volte aqui para que eu lhe dê minha benção.

Rebeca, mulher de Isaque ouvira a conversa (Rebeca andava triste com Esaú pois ele havia se casado com duas mulheres Heteias, Gn 26.34) e aproveitando que Esaú saíra para caçar chamou seu Filho predileto Jacó e lhe fez uma proposta, ordenou-lhe que buscasse dois dos melhores cabritos de seu rebanho, ela cozinharia um guizado como Isaque gostava e Jacó passaria por Esaú, para ficar com a benção de seu irmão, Jacó questionou-a:

- Como passar-se por Esaú, sendo ele varão com muitos pelos e eu varão sem pelos?

Rebeca já tinha um plano formado, usaria os pelos do animal que seria cozido em Jacó,e colocaria em Jacó as vestes de Esaú, Jacó assentiu e fez conforme sua mãe havia ordenado.

Jacó aprontou-se e foi apresentar-se a seu pai:

- Pai?! Aqui Estou!
- Quem é você, meu filho?
- Eu sou Esaú, seu filho mais velho, Levante-se, por favor; sente-se, coma da carne do Animal que cacei e depois me abençoe.
- Mas como foi que você achou a caça tão depressa, meu filho?
- o Senhor, seu Deus, me ajudou.




Aprendemos:

Uma das partes que me chama muita atenção foi a mãe de Jacó ter feito todo o plano, Rebeca já se alegrava mais em Jacó, lendo a bíblia descobri que Esaú tinha dado a Rebeca uma grande tristeza se casando com Judite e Basemate, duas mulheres heteias (Gn 26.34-35), assim como hoje, desde aquele tempo não era permitido o Julgo desigual, podemos perceber que isso causara um desgosto tão grande em Rebeca que ela preferiu tramar contra seu próprio filho. Ora se Esaú ficasse realmente com a bençãos de Isaque o que poderia ter acontecido? Esaú dominaria os rebanhos e suas mulheres Heteias poderiam mandar nos empregados de Isaque, isso traria muito desgosto a Rebeca, por isso ela fez com que Jacó seguisse sua orientação e ficasse com a benção de Esaú.

Outra parte que me chama muita a atenção é que Jacó e Esaú não conheciam o Deus de Abraão, não conheciam o Deus de Isaque, não tinham intimidade com Deus. Jacó passaria a conhecer Deus posteriormente e Deus trataria-o com justiça, pois Jacó enganou Isaque e concordou com os planos de Rebeca, Jacó concordou não porque estava chateado com seu irmão, ou porque pensava no futuro da família, do rebanho e das riquezas de seu pai, de seu povo, Jacó aceitou tudo e mentiu para o seu pai porque era ganancioso, queria ter o que não tinha e queria ser o que não era, queria por fim dominar seu irmão mais velho, a pior mentira que Jacó poderia ter contado foi quando envolveu o nome do senhor em algo que não era certo, teve audácia de dizer a Isaque que Deus tinha o ajudado a caçar.

Nos dias atuais precisamos andar em vigilância e não concordar com os planos de Satanás para nossas vidas, não aceitar aquilo que ele no propõe, são planos, e propostas que nos tiram da presença de Deus, são coisas que nos afastam do Espírito Santo e que causará dores no futuro, se Jacó conhecesse a Deus e pedisse a direção a Ele, com certeza Deus traria uma solução e o abençoaria sem causar dor, já que as bençãos do Senhor não acrescentam dores.

Espero que reflitam no que foi dito, e Deus tenha abençoado vocês com essa palavra, no próximo post veremos Isaque abençoando a Jacó duas vezes! Espero você semana que vem! Paz a Todos!


Comentários Facebook
2 Comentários Blogger

2 Comentários:

  1. se vc for parar para analisar, jacó não fez nada de errado! a primogenitura já era dele... esau desprezou o seu direito... nada mais certo do que jacó reinvindicá-lo!

    ResponderExcluir
  2. sim, mas Jacó foi mentiroso, ele não reivindicou ele mentiu para Isaque, e ele pagou por isso.

    ResponderExcluir